Núcleo de estudos - Mídia Hegemônica - Culminância. Leonardo e Júlia
Charge referente ao tema.
FOME ZERO
A fome no passado era justificada principalmente com a falta de comida suficiente para a população, todavia, com o avanço da tecnologia e a produção cada vez maior de alimentos esse problema seria solucionado não ? Negativo.
Em nossa sociedade contemporânea a fome e desigualdade continuam extremas e preocupante em vários países, incluindo o Brasil. O descarte por parte de empresas, restaurantes e as próprias residências privadas desperdiçam comida de uma maneira absurda. Sendo o desperdício uma das causas da fome que assola a sociedade desde seus primórdios
Perante isso, há dados para comprovação de todas as afirmações supracitadas. Começando pela situação atual do Brasil, segundo o IBGE , há mais de 125,2 milhões de pessoas com insegurança alimentar e 33.1 milhões sem ter o que comer. Enquanto isso, O Brasil desperdiça no mesmo período 55 milhões de toneladas de alimentos, quase oito vezes mais que o suficiente para acabar com a fome, 84% do desperdício está distribuída na produção, no transporte e armazenamento e nos ponto de venda como restaurantes, varejos e supermercados ; 15% dentro de casa.
É de se observar que o avanço tão veloz da tecnologia influenciou para isso , onde o contato com o novo na produção e consumo é tão recente que não houve desenvolvimento consciente e crítico tanto do governo quanto da população.
Visto toda fome e precariedade e o entendimento do quanto o desperdício se desdobra em problemas a milhares de brasileiros, um dos meio de intervenção seria a criação de projetos de lei pelo Poder Legislativo com uma fiscalização e penalização para os meios já citados e o incentivo para cumprirem a lei, além de projetos de redistribuição para tais e a conscientização da população a respeito deste desperdícios, criados novos hábitos para que a fome seja combatida, sendo esse um dos objetivos da ONU até 2030
Comentários
Postar um comentário