Processos- Kamilly e Clara
1- Que leitura você fez das imagens?
Aborda a questão da apropriação cultural, que é quando membros de uma cultura dominante absorve características de uma cultura que é dominada, sem considerar o seu significado original ou sem o consentimento de outro grupo dessa cultura.
A primeira e a segunda imagem enfatiza que uma cultura dominante adota elementos de um outro grupo sem o devido entendimento ou respeito pela cultura original. Nessas imagens observamos pessoas não negras adotando o penteado como uma moda ou tendência sem enfrentar as mesmas consequências da cultura original.
Assim como já foi dito sobre as imagens 1 e 2, a terceira e a quarta imagem também sofre um processo de modificação cultural pois é retirado seus traços significativos.
2- Você vê algum problema em pessoas usarem elementos e símbolos de outras culturas?
Sim, pois há problemas quando as pessoas usam elementos e símbolos de outras culturas sem considerar a história e o contexto cultural por trás deles. Isto pode ser considerado apropriação cultural, porque isso pode ser ofensivo e desrespeitoso para a cultura original e também pode haver preconceitos.
3- Em quais bases você argumenta sua resposta para a pergunta acima?
Eu baseio minha resposta na visão de que a apropriação cultural ocorre quando elementos culturais de um grupo são utilizados de forma superficial ou fora de contexto, muitas vezes desconsiderando seu significado e importância para aquela comunidade.
Exemplo nas imagens acima sobre pessoas brancas, é uma prática originada nas culturas africanas e afrodescendentes, pode ser considerado apropriação cultural, especialmente quando não há entendimento ou respeito pela história e pelo significado cultural das tranças.
É importante reconhecer que a apropriação cultural não se baseia em uma proibição absoluta de adotar elementos de outras culturas. A questão central é a falta de respeito e apreciação pela cultura de origem, desconsiderando a opressão histórica e a experiência dos grupos marginalizados.
No caso específico das tranças, é fundamental reconhecer a sua importância cultural e a longa história que elas carregam como um símbolo de identidade e resistência para comunidades negras. Portanto, pessoas brancas que desejam usar tranças devem fazê- lo com conhecimento, respeito e consciência das implicações culturais envolvidas, evitando desvalorizar ou desconsiderar a experiência da cultura.
Comentários
Postar um comentário