Narrativas - Muralismo - Raissa Rosa, Jamilly Martins
Período de execução:
O processo durou duas semanas, do dia 1° ao dia 18° de Outubro
de 2021.
Local de exposição da obra:
Rua Capitão Mor Jerônimo Leitão, 108 - Centro Histórico de
São Paulo.
Autor da obra:
Thiago Mundano.
Propósito da obra:
A arte O Brigadista da Floresta tem o objetivo de denunciar as queimadas que ocorrem nos biomas brasileiros. A pintura é um protesto contra a carestia dos governos nos últimos anos em relação aos cuidados sobre nossas florestas e os danos que a exploração sobre a natureza causam. A obra utiliza por meio de imagens e sua cor cinza evidenciar a realidade de uma floresta dizimada pelo fogo. Assim como o elemento principal desta pintura foi as cinzas das queimas, Thiago Mundano relata que é justamente durante as épocas de secas que os artistas buscam muito por esse material para fazerem suas próprias artes.
Raissa-
O fato de Thiago Mundano ter viajado por mais de 10 mil quilômetros, por biomas brasileiros, somente para coletar as cinzas das queimadas florestais, mostra o quanto o artista se empenhou. O que torna essa obra mais impactante é o elemento que foi usado para ser feita a pintura: cinzas da flora. Utilizando restos de uma floresta morta ele denuncia à sociedade sobre as queimadas.
Jamilly -
Os detalhes deste mural são o que me chamam mais a atenção. O tronco de uma árvore cortada, que forma o território do nosso país, um animal já morto aonde somente há seu esqueleto e a bússola que indica o limite do tempo são pequenos, mas importantes elementos. É uma forma original de dizer que, se não olharmos para o que está acontecendo com a natureza, se continuarmos a ignorar crimes que ocorrem cronicamente contra ela, estaremos matando o maior legado que este país já teve.
Comentários
Postar um comentário