NARRATIVAS:Ryan hd Silva:Pedro Henrique
(ECKHOUT, Albert- Mameluca - 1641)
Quando a colonização começou, além dos portugueses, os holandeses também dominavam uma parte da região. E na delegação holandesa liderada por Mauríce de Massau vieram artistas que ficaram encantados com a fauna e a flora do lugar a paisagem, frequentemente descrita como exuberante, era realmente e muitas das vezes ainda é um desses artistas foi ALBERT ECKHOUT.
Eckhout nasceu em 1610 em groniengene veio para o Brasil em 1637, com o objetivo de registrar visualmente as terras recém descobertas . De fato, Eckhout era basicamente um cronista visualmente.
O trabalho de Eckhout tem uma qualidade documental, retratando as pessoas e os lugares de uma terra que era inteiramente nova.
A composição desta pintura é muito bonita e remete para grande parte do Brasil.
Você vê as frutas acima da cabeça da garota? São cajus, uma fruta muito rica no Brasil, conhecida por sua doçura e maciez. Eckhout pode nos fazer notar a textura das folhas e dos troncos de árvore com uma técnica impressionante. Seu cabelo curto e encaracolados, jóias simples a cesta feita de fibras vegetais, MAMELUCA refere aos filhos mestiços de europeus.
Era uma garota mestiça que viveu em tempos difíceis, descendentes de europeus que veio a descobrir terras , e portava jóia, colares e vestimenta simples, ao lado de uma árvore de caju , segurando um vaso de flores.
Comentários
Postar um comentário