NARRATIVAS - Victória e Kamilly

(AMARELA, Tarsila- 1933- Operários)

    Foi pintada em 1933, ela tem temática social está exposta no Palácio Boa Vista e pertence ao acervo do governo do estado de São Paulo. Essa obra carrega o símbolo a exploração do povo trabalhador e a diversidade étnica que compõem a nossa sociedade, ela tem dimensão de 120cm x 205cm.
   A obra é um grande símbolo do período de industrialização brasileira. Em si Tarsila exibe diversas feições dos trabalhadores das fábricas, são diversas pessoas representadas lado a lado de cores e etnias diferentes, todas com feições extremamente cansadas e sem esperança. 
   Essa obra passa para nós uma visão dos trabalhadores nos dias atuais, que muitos para conseguir o alimento para suas casa aceitam serviços que acabam sendo explorados por seus patrões, sem direitos de escolhas, os donos das empresas muitas vezes aproveitam o momento de desespero para fazer com que trabalham dobrado e com a renda salarial baixa. Na obra os trabalhadores são apresentados com os rostos sobrepostos, o que remete à massificação do trabalho e às condições precárias de vida nas cidades, algo que não mudou muito nos dias atuais pois em algumas cidades conseguimos ver ainda sim essa mesma situação e também a expressão dos operários representados passa para nós ao ver a sensação de tristeza, indiferença e cansaço, esses sentimentos representam as péssimas condições de trabalho às quais os migrantes estavam submetidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia Hegemônica: Ryan Felipe e Ryan Hendrix

Núcleo de estudos: mídia hegemônica- Pedro e Carlos.

Narrativas: Isaac e Sofia 3°A