Narrativas- Raissa Rosa, Jamilly Martins
(ECKHOUT, Albert, Mameluca .,1641)
No quadro 'Mameluca', pintado pelo holandês Albert Eckhout, podemos ver a representação da fauna e flora brasileira pelos olhos de Eckhout que, por várias espécies diferentes de plantas, frutas e vidas colocadas em segundo e terceiro plano, evidenciam a diversidade da natureza brasileira. A garota no centro da imagem, a 'Mameluca', representa os filhos mestiços de europeus (ou seus descendentes) com indígenas destas terras. Esse fato pode ser notado se olharmos para a mulher da pintura. Com sua pele avermelhada, possui traços europeus (como seu nariz, boca e cabelos). Mesmo que esteja com uma longa vestimenta de algodão e use algumas joias, a moça se mantem descalça, segurando uma cesta de palha repleta de folhas e flores mostrando, assim, que o autor quis capturar a essência dos mamelucas que costumavam a andar descalços com sandálias traçadas com folhas.
"Para mim, além de ser uma pintura que representa com extremo realismo a fauna e a flora brasileira, o quadro me parece ser a fantasia europeia sobre "O Novo Mundo". O povo brasileiro, aqui figurados como Mameluca, indica um povo de traços mistos entre europeus e indígenas, que de fato contribuíram para a formação étinica e cultural do Brasil, porém oculta os horrores da colonização que levaram a ocorrer esta miscigenação, tornando a colonização de certa forma bela. A mulher que delicadamente eleva sua vestimenta revelando uma parte de sua perna (comportamento não comum entre as moças da burguesia da época que se cobriam do pescoço aos pés), me diz que o pintor arriscou trazer uma sensualidade á natureza brasileira, criando uma imagem um tanto quanto erótica da América Latina para os europeus." - Jamilly Martins
"Acredito que o pintor teve a intenção de retratar em pintura a fauna e flora brasileira. Tanto que, ao lado do pé da Mameluca, há um roedor (creio que seja um porquinho da Índia). Observando bem a personagem, pode-se notar que ela está com um volume ao redor da barriga, aparentando estar grávida. O autor retrata aqui a reprodução da mão de obra escrava e a fertilidade das mulheres do Brasil. - Raissa Rosa.
Comentários
Postar um comentário